Pensem com as pessoas ricas em matéria de dinheiro
Pensem como as pessoas ricas em matéria de dinheiro

A melhor coisa a respeito do dinheiro é que ele não tem preconceitos. Não dá a mínima importância à cor da sua pele, à sua classe social, ao passado dos seus pais nem mesmo a quem você pensa que é.

Cada dia tem início com uma ficha limpa, por isso não importa o que você fez ontem – o dia de hoje começa zerado. Seus direitos e suas oportunidades são iguais aos de qualquer pessoa e você pode usá-los como quiser.

Continua após a publicidade..

Somente você e seus mitos sobre o dinheiro podem impedi-lo de prosperar Das riquezas do mundo cada um tem o que consegue conquistar.

O que faria mais sentido? O dinheiro não sabe quem o está manuseando, quais são suas qualificações, que ambições possui nem a que classe social pertence. Ele não tem ouvidos,
olhos nem sensações.

É algo inerte, inanimado, passivo. O dinheiro não pensa. Existe para ser gasto, poupado, investido e disputado. Por ele trabalhamos e nos deixamos seduzir. Ele não possui nenhum tipo de preconceito nem julga quem “merece” ou não obtê-lo.

Continua após a publicidade..

“Seus direitos e suas oportunidades são iguais aos de qualquer pessoa e você pode usá-los como quiser.”

ESTABELEÇA SUA DEFINIÇÃO DE RIQUEZA

Na sua opinião, o que  significa ser rico? Para que realmente consiga fazer fortuna, primeiro você terá que chegar a uma conclusão a respeito disso. Pela minha observação, as

pessoas ricas sempre estabelecem essa definição antes de alcançarem o sucesso. Elas sabem exatamente que significado atribuem à riqueza. Tenho um amigo bem-sucedido e muito generoso. Ele conta que ao começar seu negócio, há muito tempo, sabia que só se consideraria rico quando não estivesse mais vivendo do dinheiro que ganhava (que chamaremos aqui de capital).

Continua após a publicidade..

Nem mesmo quando já estivesse se mantendo com os juros provenientes do investimento de seu capital ele se classificaria como uma pessoa rica. Não. Ele só se veria como tal quando passasse a viver dos juros gerados pelos juros provenientes do investimento de seu capital. Isso me parece bom.

Meu amigo sabe muito bem quanto os juros sobre os juros estão lhe rendendo – exatamente a cada hora. Por isso, quando saímos para jantar, ele sempre sabe (a) quanto custa a refeição e (b) quanto dinheiro ganhou enquanto jantava. Ele diz que, enquanto (b) for maior do que (a), estará feliz.

Isso posiciona a definição de riqueza num patamar muito elevado, você pode pensar. Talvez seu objetivo não seja estabelecer um nível tão alto assim. E não há nada de errado com essa visão. No entanto, você pode achar interessante pensar nisso em termos de números.

Continua após a publicidade..

Antigamente, todos queriam ser milionários. Era fácil saber se alguém tinha ou não chegado lá. Hoje existem As regras da riqueza:miolo 2/12/09 9:48 AM Page 16 17 pessoas com casas que valem mais do que um milhão e que não se consideram ricas.

Ainda assim, elas não se arriscaram o suficiente para desejarem ser bilionárias. Minha própria definição é ter o suficiente para não precisar me preocupar em ter o suficiente. Quanto é isso? Nunca sei. Sempre parece que tenho mais com o que me preocupar e que há menos receita entrando.

Mas, falando sério, sinto que comecei a me sentir confortável” quando passei a contar meu dinheiro em milhares em vez de dezenas. Sei exatamente quanto possuo, de quanto necessito e quanto posso gastar. Para algumas pessoas, não se preocupar pode significar ter o suficiente para uma emergência na família ou na casa.

Então, como definir isso? Pelo número de carros e de funcionários que você tem na sua residência? Pelo saldo da sua conta bancária? Pelo valor da sua casa? Por sua carteira de investimentos? Não existem, é claro, respostas certas nem erradas.

Mas sinto que você só deve continuar a ler este livro depois de decidir essa questão. Sem um alvo, não conseguimos mirar. Sem um destino certo, não podemos sair de casa, ou ficaremos dirigindo em círculos. Sem uma definição, como avaliar ou monitorar o sucesso? Se não fizer isso, como você saberá se este livro está sendo útil?

Alvo

DETERMINE SEUS OBJETIVOS

Depois de estabelecer sua definição de riqueza, você terá uma meta. Determinar seus objetivos é elaborar um esquema para alcançar essa meta. É bem simples. Se você sabe que está indo a um lugar específico, faz sentido ter em mente:

A que horas sairá de casa. A que horas pretende chegar ao seu destino. Que caminho escolherá. O que fará quando chegar lá. Para enriquecer, você precisará fazer exatamente isso.

Terá que definir com antecedência o que significa ser rico, como planeja atingir esse patamar, quanto tempo acredita que levará até conseguir e o que pretende fazer com o dinheiro quando conquistá-lo. Depois de definir o que a riqueza significa para você, não fica mais fácil entender a importância de determinar seus objetivos?

Pense em como pretende ficar rico e quanto tempo isso demandará. Depois, trace suas metas. Pode ser algo simples: “Vou me tornar milionário até o meu aniversário de 40 anos e conseguirei isso tendo minha própria empresa imobiliária.” Isso foi fácil. Pelo menos para mim, afinal só estou criando um exemplo. No seu caso, imagino que será bastante complicado.

Isso porque você nunca pensou nesse assunto antes. Bem, talvez tenha sonhado casualmente com a riqueza – quero ser muito rico, famoso ou bem-sucedido. Mas poucas pessoas – somente os famosos e bem-sucedidos que observei – determinam realmente o que, 18 As regras da riqueza:miolo 2/12/09 9:48 AM Page 18 19 quando e como.

Você precisa fazer o mesmo se quer ser próspero. E suponho que esse seja o seu desejo, caso contrário não estaria lendo este livro. Agora, defina seus objetivos. Eu espero. Já está de volta? Como foi? Seu objetivo deve ser realista, honesto e viável.

Com “realista” quero dizer que fixar a meta de ser a pessoa mais rica do mundo não é e nunca será um projeto adequado à realidade – embora isso até possa acontecer. Com “honesto” sugiro que você seja sincero consigo mesmo e estabeleça um objetivo com o qual possa conviver e trabalhar.

Se mentir para si mesmo e para os outros, irá falhar. “Viável”? Isso também. Se você não sabe nada sobre imóveis nem tem interesse em aprender, não possui nenhum capital e não pode hipotecar nada, então definir o objetivo de ser um empresá- rio nesse setor não é algo realista, honesto nem viável.

Está feliz com o que conseguiu traçar? Ótimo. Caso contrário, tente de novo e vá em frente, pois quero que você esteja pronto o mais rápido possível.

“Estabeleça com antecedência o que significa ser rico, como planeja atingir esse patamar e quanto tempo acredita que levará até conseguir.”

GUARDE SEGREDO Agora que você embarcou numa nova jornada, optando por seguir um caminho diferente, é recomendável guardar segredo sobre isso. Talvez no futuro você precise discutir esse assunto com seus consultores financeiros (veja a Regra 64), mas, neste momento, não abra o bico com ninguém.

Existem algumas razões para isso: A opinião negativa de outras pessoas pode deixá-lo desanimado. Se todos fizerem o mesmo, talvez haja menos espaço para você. Não existe motivo para compartilhar todas as suas boas idéias.

O fato de haver outras pessoas discutindo seu negócio entre si nunca é bom para você. Não é bom que pensem que você está fazendo sermões ou tentando “converter” outras pessoas ao seu modo de pensar.

Ninguém precisa saber dos seus projetos – se perguntarem como você está, responda com um simples “tudo bem” em vez de dar uma longa explicação sobre seus atos. É bom ter segredos – isso lhe dá uma sensação de conforto e satisfação.

Se você sair espalhando seus planos, outras pessoas podem ficar com inveja e fazer absolutamente tudo para levá-lo a desistir. Afinal, você está, de certa forma, se despedindo delas. Está 20 As regras da riqueza:miolo 2/12/09 9:48 AM Page 20 declarando que seu antigo estilo de vida deixou de ser bom o bastante e que você vai procurar novos rumos agora.

É claro que elas vão ficar ressentidas com isso. Então, por enquanto, guarde segredo sobre essa decisão. Não custa nada. Faça com que isso seja nosso pequeno segredo. Continue aprendendo e praticando as regras, mas não saia contando para todos – não importa quanto você imagine que eles possam se beneficiar da leitura deste livro. Deixe um exemplar sempre por perto, de qualquer forma.

O interessante é que, mesmo que você contasse para todo mundo, seria improvável que alguém tomasse uma atitude a respeito disso. A maioria das pessoas prefere continuar assistindo à televisão em vez de tentar sair do poço da pobreza.

Quando digo “guarde segredo”, estou pensando apenas em você. Qualquer um que tenha uma religião, seja qual for, deve se manifestar de forma comedida nessa área. As pessoas odeiam sermões, abominam lições, detestam refletir sobre seu estilo de vida e não suportam ouvir que o que fazem não é bom o suficiente.

Conquistar a prosperidade é uma dessas coisas que devemos realizar de forma reservada, discreta. Não que seja algo errado, porém é melhor fazer isso sozinho.