A lei da atração estabelece que todo evento, positivo ou negativo, que acontece com você foi atraído por você. Digamos que um amigo especial emprestou dinheiro para você quando você não possuía nenhum. Você atraiu isso, mesmo sem estar ciente de usar a lei. Digamos que um professor, colega de classe, cliente ou colega de trabalho proporcionou a você um momento difícil durante o dia. Você atraiu isso também. Novamente, nós estamos usando a lei da atração a cada segundo de todo dia. Você foi até atraído a ler este artigo! Há realmente apenas três passos básicos: peça, acredite e receba. Contudo, o ponto deste artigo é quebrar estes três passos em outros mais simples, mais resumidos. Veja o vídeo abaixo?
Crie um sistema diferente
O grande gênio Buckminster Fuller disse: “Você não pode mudar as coisas lutando ou resistindo contra elas. Pode mudar algo ao torná-lo obsoleto, por meio de método superiores.” O que ele está dizendo é uma das principais razões pelas quais a consultoria de coaching funciona. Meu coach não me faz lutar contra velhos hábitos. Ele me orienta a executar método superior de viver que transformam as coisas ruins em uma mera lembrança do passado.
O que aprendi com o visionário presidente da Microchip Technology, Steve Sanghi, é que o mundo é uma coleção de sistemas. Quando fui contratado para dar coaching e treinar funcionários daquela empresa, eles me mostraram sua cultura e foi um despertar para mim. Cada resultado na vida é produzido por um sistema. E cada sistema é perfeito para o resultado que obtém. Portanto, se você não está obtendo o que deseja, examine o sistema que está produzindo esse resultado e substitua-o. Se ingerir uma dieta com alto teor de carboidratos e viver de forma sedentária está produzindo um sobrepeso como resultado, primeiro devo reconhecer que meu sistema atual é perfeito para atingir esse fim. Ao considerar esse sistema perfeito para o resultado que obtém, não preciso mais me sentir “errado” ou “fraco”. É simplesmente um sistema. Se eu decidir substituí-lo por outro sistema com um programa regular de exercícios e uma dieta balanceada, acabarei perdendo os quilos extras. Tornarei o velho sistema obsoleto através de métodos superiores. É a única maneira de mudar qualquer coisa.
Não coloque barreiras entre querer e fazer
Se alguém me disser “Recentemente me matriculei numa academia de ginástica, mas o problema é que nunca consigo ir”, minha resposta será: “Então vá!” Vá para a academia. Não há praticamente nenhum obstáculo entre querer ir para a academia e ir. Pensamos que há, mas estamos errados e pagamos um preço alto por esse erro de cálculo. Colocamos barreiras falsas entre querer algo e fazê-lo, como se estivéssemos hipnotizados pelas circunstâncias.
É por isso que acredito que o coaching é uma profissão tão poderosa. Quando você sabe que vai se encontrar com seu coach semana que vem, e se os dois concordaram que você deveria realizar certas ações nessa semana para depois conversar sobre os resultados na sessão seguinte, você dará um feito de cumprir o prometido. Na próxima vez que se sentar com ele, você vai relatar como desempenhou aquelas ações. Isso introduz o elemento da cobrança e do jogo, outros grande motivadores, como já vimos. Existe uma velha história sobre um vendedor de sapatos que vai para um país distante, chega lá e percebe que ninguém ali usa sapatos. Então ele diz: “Oh, não! Não vou conseguir vender nada nessa viagem! Ninguém aqui usa sapatos.” Outro vendedor chega nesse mesmo país e, ao perceber que todos estão descalços, pensa: “Uau, vou vender muito bem a diferença crucial entre ver o copo meio vazio – e apenas reclamar, sem fazer nada para melhorar – e ver o copo meio cheio – e agir, ir à luta, correr atrás do que se quer e se esforçar para alcançar um resultado melhor.
A palavra coach, em inglês, significa “técnico, treinador”, portanto vem dos esportes e não de outra área, como psicologia ou espiritualidade. Quando conseguir enxergar isso, você será capaz de se tornar o diretor do filme de sua vida. Você escolhe sua atividade e então grita: “Ação!”